
Fernanda Silva e Sonia Sobral
Fernanda Silva, atriz e diretora, conduz há 25 anos o Grupo de Teatro Metáfora, que desde 2005 mantém o Teatro Metáfora como espaço de resistência em Parnaíba, litoral do Piauí.
Sonia Sobral é curadora nas áreas de teatro e dança. Por 17 anos dirigiu os programas "Rumos Dança" e "Rumos Teatro" do Instituto Cultural Itaú. Fez parte da curadoria do Festival Panorama de Dança do Rio de Janeiro (nov / 2017) e entre 2020 e 2021 foi curadora de dança do Centro Cultural São Paulo. Sua principal função era recriar a curadoria de dança extinta na instituição. Atualmente é curadora de espetáculos de dança e performance para o programa de internacionalização da MITsp de artistas brasileiros.

Somos Involuntários
da Pátria Porque Outra é a Nossa Vontade
17 abril de 2016: o Brasil vive a comoção do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff no Congresso Nacional. 20 de abril de 2016: nas escadarias da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, o antropólogo Eduardo Viveiros de Castro profere uma aula protesto contra as políticas que suprimem os já escassos direitos das populações indígenas. Julho de 2016: Sonia Sobral conhece Fernanda Silva numa residência artística no Campo Arte Contemporânea em Teresina, no Piauí, onde nasce esta performance como uma ação político-artística, "porque outra é a nossa vontade".
A performance se apresentou em distintas cidades brasileiras além de Portugal, França e Uruguai.
Ficha Técnica
Concepção e Criação: Sonia Sobral
Criação e Performance: Fernanda Silva
texto: Eduardo Viveiros de Castro - série Pandemia, N-1edições
Fotografia: Caca Diniz
Difusão: Corpo a Fora