top of page
Irmãs Brasil
Amparo, SP, 1994.
Vive e trabalha em Rio de Janeiro, RJ e São Paulo, SP. Irmãs Brasil é uma dupla existência de corpas estranhes artistas travestis, nascidas em uma família de peões de rodeio, em Amparo, no interior de São Paulo, foram criadas neste “sertão” machista. As primeiras referências artísticas, a família: o pai – um palhaço de rodeio – e a mãe – uma rainha de bateria.
O choque das linguagens da dança do teatro e da performance compõe a sua poética, como uma língua de cobra a pratica experimental da liberdade que constroem em seus processos de criação de mundo, nasce do encontro entre o corpo e as questões que se apresentam urgentes. Trabalham com operações de imagens e signos para criar desvios nas tecnologias heteronormativas e coloniais.
Um estado constante de acidentes escuta e relação na criação de rituais de preparação da carne que dão acesso ao sobrenatural, às ações performativas que constroem como Irmãs Brasil partem da necessidade de escaparem vivas,de presentificar fantasmas e arrebatamentos.
Duas presenças assaltando um espaço-tempo. Devorando e sendo devoradas. Como celebrar existências em risco? Como seguir narrando às ficções de si mesmas e seus processos de cura? Como construir no campo da arte estratégias para não morrer?
Queremos ser alvejadas de Vida e entregar o nosso testemunho;
é sobre isso...
Eunucos
Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos, por causa do reino dos céus. Quem pode receber isto, receba-o. - Mateus 19:12.
Ficha Técnica:
Concepção, criação e performance: Irmãs Brasil
Espaço de criação, residência e temporada: Galpão Bela Maré
Exposição: ELÃ - o nome que a gente dá as coisas
Agenciamento: Automatica Produtora
Trilha sonora: Irmãs Brasil
Fotografias: Nyl de Souza, Davi Marcos, Marcos Madi, Imagens do Povo
Sala Instalação: Irmãs Brasil
Classificação Etária: 18 anos
bottom of page